terça-feira, 15 de dezembro de 2015

ESTUDANTES DE PSICOLOGIA VISITAM APAE E PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE DEFICIÊNCIA MENTAL


Os acadêmicos da 4ª fase do curso de Psicologia, da Unoesc Joaçaba, participaram de duas atividades do projeto de extensão “Psicologia e pessoas com deficiência”. A primeira tratava-se de uma visita técnica à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município. Já a segunda atividade envolveu a realização de uma palestra sobre deficiência mental.
O professor da Unoesc responsável pelas atividades, Dagmar Mena Barreto, afirmou que, no processo de formação do Psicólogo, é importante que os estudantes tenham o contato, a informação e o conhecimento sobre os diversos grupos que compõe a estrutura social, entre eles o grupo de pessoas com deficiência.
A visita técnica ocorreu no dia 25 de novembro e permitiu aos acadêmicos do curso o acesso às informações sobre a estrutura e funcionamento da APAE. No dia seguinte, a palestra proferida pela assistente social da APAE, Bruna Sumny, na Unoesc Joaçaba, apontou os fatores de prevenção às deficiências.
— A falta de informação das pessoas ainda é o maior entrave no processo de inclusão das pessoas com deficiência nos mais diferentes espaços sociais.  É fundamental que os alunos universitários, das diferentes áreas do conhecimento, possam ter acesso à informação qualificada sobre a prevenção de deficiências e a forma como os profissionais da APAE têm promovido o ensino, reabilitação e inclusão social de alunos com deficiência intelectual — observou Dagmar Mena Barreto.
Conforme o professor, a Unoesc tem sido parceira de instituições como a APAE, em especial na troca de informações e nas atividades de ensino, pesquisa e estágios.
— Acredito que possamos intensificar esta parceria e promover outras atividades que envolvam as instituições e possibilitem a ampliação do conhecimento e a melhoria da qualidade de atendimento e ensino aos alunos da APAE — ressaltou. Link da matéria
Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
10 de Dezembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário