terça-feira, 11 de agosto de 2015

PESQUISA EM PSICOLOGIA

       
      Na disciplina de Metodologia da Pesquisa já realizamos algumas atividades para auxiliar no processo de identificação de um possível tema de pesquisa que possa atender as exigências relacionada a elaboração de um projeto de pesquisa com vistas a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
      Hoje vamos passear por alguns sites que possam ajudar no processo de escolha de um tema de pesquisa. Lembrem, pesquisar é um comportamento que pode ser compartilhado e neste sentido ampliar o repertorio de possibilidades de pesquisas é o primeiro passo de fato contribuir com o aumento de conhecimento na área da Psicologia.

      A princípio escolha palavras-chave que possam atender as suas áreas de interesse, em seguida, comece a explorar os diferentes sites.  Lembre!  Sempre que encontrar um artigo, uma dissertação e/ou uma tese, você deve observar as palavras-chave que o autor indicou, no caso dos artigos e olhar com atenção as referências bibliográficas, porque nelas você pode encontrar novas obras que vão auxiliar não só na definição do problema de pesquisa, mas também na elaboração tanto do projeto como futuramente do relatório de pesquisa.
       Por enquanto, não precisa ler os artigos. Basta ler os títulos e se necessário para a compreensão, leia também os resumos.  O material pelo qual você se interessou salve o arquivo em PDF.   Seguem os sites para consulta:


Periódicos Capes                                           

Descritores em Ciências da Saúde









Meus Afilhados...


 Costumo  dizer que no ambiente acadêmico não há reconhecimento maior, nem melhor do que aquele que vem dos alunos. Tive a honra de ser o Paraninfo da Turma de Educação Física 2015/1.
Um grande abraço e felicidade a todos, hoje e sempre!


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

 Olá! Alunos do Curso de Educação Física

Nesta postagem vamos apresentar alguns sites para auxiliar no processo de escolha de um tema de pesquisa. Conforme conversamos, existem algumas maneiras de definirmos um tema de pesquisa que possa contribuir com a ampliação do conhecimento área da Educação Física e uma destas "maneiras" é a pesquisa em bancos de artigos, dissertações e teses para ver  o que outros autores estão produzindo, de forma a atualizar nossas informações sobre o que tem de mais recentes em termos de produção cientifica.
A princípio escolha palavras-chave que possam atender as suas áreas de interesse, em seguida, comece a explorar os diferentes sites.  Lembre!  Sempre que encontrar um artigo, uma dissertação e/ou uma tese, você deve observar as palavras-chave que o autor indicou, no caso dos artigos e olhar com atenção as referencias bibliográficas,  porque nelas você pode encontrar novas obras que vão auxiliar não só na definição do problema de pesquisa, mas também na elaboração tanto do projeto como futuramente do relatório de pesquisa.
Por enquanto, não precisa ler os artigos. Basta ler os títulos e se necessário para a compreensão, leia também os resumos.  O material que você se interessou salve o arquivo em PDF conforme orientei em sala de aula.   Seguem os sites para consulta:

Periódicos CAPES
Colegio Brasileiro de Ciências do Esporte
BIBLIOTECA DIGITAL

Algumas revistas
Revista Brasileiro de Ciências do Esporte
http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE
Motriz. Revista de Educação Física. UNESP
http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/issue/view/760
CONEXÕES: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP
http://polaris.bc.unicamp.br/seer/fef/archive.php
Lecturas: Educación Física y Deportes
Revista Digital
http://www.efdeportes.com/
Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte
http://www.mackenzie.br/remef.html
Revista Baiana de Educação Física
http://www.revbef.c om.br/A%20revista.htm
Revista Brasileira de Ciência e Movimento
http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM
Arquivos em Movimento
http://www.eefd.ufrj.br/revista
Revista Paulista de Educação Física
http://www.usp.br/eef/rpef/sumarios.htm
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
http://www.usp.br/eef/rbefe_biblioteca.php
Outras revistas podem ser encontradas aqui: CEV REVISTAS ou no site da CAPES – Qualis Revistas ou em bases de dados CAPES Periódicos ou MEDLine – PubMED ouXarxa TDX
Revista ADAL - Prfessores Educação Física – Espanha
Revista EPS - França
Revista Apunts - INEFC – Espanha